segunda-feira, 16 de junho de 2008

“Shoenstatt é vida”

Shoenstatt é uma cidade da Alemanha que fica próxima a Coblença, porém mais que uma cidade, Shoenstatt é o nome de um dos movimentos mais famosos do mundo, criado em 1914 com a Aliança de Amor, símbolo da união entre a Mãe de Deus e as pessoas. Shoesntatt teve como fundador o Padre José Kentenich, que selou em 14 de outubro de 1914 a Aliança de Amor com Maria em uma pequena capelinha abandonada próxima ao seminário onde lecionava. O Movimento apostólico da igreja Católica tem como função básica desenvolver uma maior devoção, e um aumento da espiritualidade, com pedagogias de fé que aspiram uma santidade na vida diária.
O movimento é dividido em ramos como JUFEM (juventude feminina de Schoenstatt); JUMAS (juventude masculina de Schoesntatt); o ramo dos casais, das mães entre outros, sendo constituídos de pedagogias, que dizem respeito à história do movimento, bem como o comportamento que cada integrante do grupo deve ter perante as atividades exercidas na sociedade.
Frederico Westphalen é uma das cidades brasileira que possui santuário e tem o movimento ativo, há mais de 30 anos a cidade está inserida na família schanstatiana, sendo que uns dos movimentos que mais se destacam dentro da diocese de Frederico Westphalen é a JUFEM (Juventude Feminina do Schoenstatt), que hoje comporta mais de 300 meninas de 7 a 25 anos.
A Jufem de Frederico tem como ideal ser o Coração Lirial do Tabor, levando a todas as pessoas o amor e a presença de Maria em nossas vidas.
As meninas pertencentes a esse ramo têm reuniões semanais onde discutem sob a origem do movimento, bem como, deve ser seu comportamento perante a vida cotidiana dentro de uma sociedade. As jovens iniciam a sua caminhada em shoesntatt e passam por consagrações com Maria (entrega de seus sentimentos a Mãe de Deus em troca de sentimentos puros de Deus), a vida schanstattiana é movimentada com encontros juntamente com uma agenda lotada até o fim das atividades em dezembro.
Ser schantattiana para muitas meninas é uma maneira de ver a vida, para a dirigente Laísa Bisol “Não há expressões suficientes para dizer o que Schoenstatt significa em minha vida. São 11 anos vivendo ideais e ardendo por um movimento que não se limita a Frederico ou Brasil. Schoenstatt é mundo, Schoenstatt busca um mundo melhor com pessoas melhores, é um objetivo muito difícil de se alcançar. Mas temos um fundador, temos uma base, algo que não pode enfraquecer. É deste movimento, do Santuário, que eu encontro forças para realizar as minhas atividades. Estou no schoenstatt a todos esses anos porque me encontrei. Mas a cima de tudo porque ali encontrei uma Mãe, uma amiga”. E como Laísa comentou a vida para as meninas de shoenstatt é amar e servir a Mãe de Deus.
As meninas não só tem encontros na cidade para o fortalecimento espiritual como também participam de congressos em cidades de todo o estado, país e até encontros mundiais, vivenciando assim não só uma experiência com Deus, mas também experiências de cultura e conhecimento da vida mundial.
Fazer parte do movimento é ver o mundo de um ângulo deferente, e aprender a lidar com a vida de varias formas. Shoesntatt é tudo isso e talvez seja até mais, pois em palavras não podemos descrever o sentimento enorme que os participantes por esse movimento possuem. É simplesmente um amor incondicional em Deus e seu Mãe Maria.



e tenha mai informaçoes nos sites:

Nenhum comentário: